Documentário “Mulheres na Ciência”
Produzido pelo projeto Mídia Ciência, o documentário “Mulheres na Ciência” retrata a trajetória de pesquisadoras de Mato Grosso do Sul, destacando desafios estruturais e sociais enfrentados por mulheres em diferentes etapas da carreira acadêmica.
Mais conteúdo, mais alcance
Fomos atrás de grandes mulheres, em todo os momentos acadêmicos pra investigar. Como é a vida da mulher na ciência?
Quem são as mulheres que fazem ciência? Quais as dificuldades que elas enfrentam em sua rotina? Como podemos ajudar a acabar com os preconceitos? Como as instituições podem fomentar que mais mulheres participem de pesquisas científicas? De que forma contribuir para que a sociedade entenda que elas são fundamentais para a ciência? Essas questões motivaram a equipe do Projeto MS +Ciência a conversar com as pesquisadoras de Mato Grosso do Sul. Foram captadas mais de 8 horas de depoimentos com professoras, cientistas, estudantes e gestoras que compartilharam seus medos, suas vitórias e as motivações que as levaram a se empenhar na carreira acadêmica para atingir seus objetivos.
Conversa com cientista locais
O documentário “Mulheres na Ciência”, produzido no âmbito do projeto Mídia Ciência, tem como propósito dar visibilidade às trajetórias e desafios das pesquisadoras de Mato Grosso do Sul, abordando de forma sensível e crítica as desigualdades estruturais e sociais que permeiam a presença feminina no ambiente científico.
Foram realizadas mais de 10 horas de captação de entrevistas com participantes de diferentes instituições de ensino e pesquisa, incluindo a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Anhanguera-Uniderp, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As entrevistadas representam diferentes estágios da carreira científica, desde estudantes de graduação e pós-graduação até docentes e gestoras acadêmicas, oferecendo uma visão abrangente sobre os obstáculos e conquistas das mulheres na ciência.